Maior associação industrial da Europa se junta à CNI e parceiros para impulsionar a indústria 4.0

29.11.2024.

Em série de quatro encontros técnicos, especialistas compartilharam desafios, estratégias e soluções para transformação digital do setor e alcance de meta da Nova Indústria Brasil (NIB). Foto: Divulgação / CNI

Confederação Nacional da Indústria (CNI) se juntou a maior associação industrial da Europa, a Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais (VDMA), para debater os desafios e as estratégias para a indústria 4.0 no país. O road show Open Industry passou por Belo Horizonte, Manaus, São Paulo e Caxias do Sul, entre os dias 22 e 27 de novembro.  

Gestores, especialistas e tomadores de decisão puderam conhecer soluções inovadoras e oportunidades para transformação digital da indústria brasileira. Os participantes ouviram profissionais e pesquisadores que são referência em tecnologias habilitadoras, como Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas, e o Open Platform Communications Unified Architecture (OPC UA) – protocolo de comunicação que permite a troca de dados entre componentes industriais. 

O impacto dos dados na produtividade 

O gerente de Monitoramento e Controle de Projetos da Diretoria de Tecnologia e Inovação da CNI, Rodrigo Pastl, participou da abertura do encontro em São Paulo. Ele lembra que a Nova Indústria Brasil (NIB) estabelece como meta transformar digitalmente 25% das empresas industriais brasileiras até 2026 e 50% até 2033, assegurando a participação da produção nacional nos segmentos de novas tecnologias.

Segundo Pastl, entre os principais fatores de baixa produtividade da indústria brasileira, está a utilização insuficiente de dados. Nesse aspecto, além de um data center, que é o espaço físico para abrigar a infraestrutura de tecnologia da informação, as empresas devem apostar em data spaces, infraestrutura descentralizada que possibilita a troca de dados entre organizações e empresas em um ambiente transparente, seguro e confiável. 

Em uma das palestras dos road shows, a VDMA apresentou a iniciativa umati, que fornece informações padronizadas de produção de cerca de 300 empresas parceiras no Brasil. 

Com informações da Agência de Notícias da Indústria

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui