
Em homenagem ao Dia Mundial dos Oceanos, celebrado em 8 de junho, o projeto Limpeza dos Mares realizou uma etapa impactante: mais de 900 kg de resíduos foram removidos da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, uma das áreas de conservação ambiental destinadas a preservar um espaço de grande importância biológica na costa catarinense. A ação contou com apoio logístico da equipe do ICMBio.
A iniciativa foi realizada pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Acquanauta Floripa e Mundo Mar. Dividida em duas frentes, a operação reuniu mergulhadores para a limpeza subaquática e voluntários em terra que atuaram nos costões da ilha. Entre os itens recolhidos estavam para-choque de carro, tampa de geladeira, brinquedos, capacetes, roupas, garrafas pet, galões e isopor.

Segundo Michele Ferrári, presidente do Instituto Limpeza dos Mares, a etapa foi marcada por um forte simbolismo. “Mergulhamos fundo para entregar o oceano um pouco mais limpo no seu dia”, afirma. Para o idealizador do projeto, Mané Ferrari, cada ação representa mais do que uma limpeza: “Estamos devolvendo esperança”.
Com 11 anos de atuação, o Limpeza dos Mares já retirou mais de 191 toneladas de resíduos de praias, mares, costões e rios em Santa Catarina. Além da coleta, o projeto realiza ações educativas, como palestras e sessões de cinema com foco na conscientização ambiental de crianças e jovens.
A etapa especial na Ilha do Arvoredo também contou com o apoio de entidades como ICMBio, Prefeitura de Florianópolis, Programa Bandeira Azul, Marinha do Brasil – Capitania dos Portos de SC, SOAMAR SC, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar de SC e SEMAE SC.
_______________________________