Limpeza dos Mares realiza etapa histórica na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo

09.06.2025.

Ação especial pelo Dia Mundial dos Oceanos retira mais de 900 kg de resíduos no litoral catarinense. Fotos: Mundo Mar

Em homenagem ao Dia Mundial dos Oceanos, celebrado em 8 de junho, o projeto Limpeza dos Mares realizou uma etapa impactante: mais de 900 kg de resíduos foram removidos da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, uma das áreas de conservação ambiental destinadas a preservar um espaço de grande importância biológica na costa catarinense. A ação contou com apoio logístico da equipe do ICMBio.

A iniciativa foi realizada pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Acquanauta Floripa e Mundo Mar. Dividida em duas frentes, a operação reuniu mergulhadores para a limpeza subaquática e voluntários em terra que atuaram nos costões da ilha. Entre os itens recolhidos estavam para-choque de carro, tampa de geladeira, brinquedos, capacetes, roupas, garrafas pet, galões e isopor.

Segundo Michele Ferrári, presidente do Instituto Limpeza dos Mares, a etapa foi marcada por um forte simbolismo. “Mergulhamos fundo para entregar o oceano um pouco mais limpo no seu dia”, afirma. Para o idealizador do projeto, Mané Ferrari, cada ação representa mais do que uma limpeza: “Estamos devolvendo esperança”.

Com 11 anos de atuação, o Limpeza dos Mares já retirou mais de 191 toneladas de resíduos de praias, mares, costões e rios em Santa Catarina. Além da coleta, o projeto realiza ações educativas, como palestras e sessões de cinema com foco na conscientização ambiental de crianças e jovens.

A etapa especial na Ilha do Arvoredo também contou com o apoio de entidades como ICMBio, Prefeitura de Florianópolis, Programa Bandeira Azul, Marinha do Brasil – Capitania dos Portos de SC, SOAMAR SC, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar de SC e SEMAE SC.

_______________________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui