A Galeria de Arte da Villa Francioni inaugura no sábado, dia 15, a exposição fotográfica “Vinicultura da Ilha do Pico – Açores/Portugal”, do arquiteto, fotógrafo e programador visual Joel Pacheco. A mostra, com entrada gratuita, apresenta registros das viagens do autor ao arquipélago açoriano, revelando, através de suas lentes, a singularidade da produção vinícola da Ilha do Pico. Já no domingo a Villa Francioni promove a 3ª edição da tradicional Corrida dos Vinhedos, com largada marcada para às 8h. A prova oferece percursos de 5 km e 10 km nas categorias masculina e feminina, além da Corrida Kids, voltada para crianças de 4 a 13 anos.

A exposição de Joel Pacheco é composta por 30 imagens coloridas com tamanhos diversos e traz informações históricas da paisagem e da cultura da vinha na Ilha do Pico, segunda maior ilha do Arquipélago dos Açores. Além disso, estarão expostos o livro “Arquitetura e Paisagem – Florianópolis e Açores”, do autor, e um banner explicativo. A exposição ficará aberta ao público durante os meses de março, abril e maio, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30, e nos finais de semana e feriados, das 10h às 18h.
Para a presidente do Conselho Administrativo da vinícola, Daniela Freitas, é uma alegria receber esta exposição que conecta a Serra Catarinense à beleza da Ilha do Pico, em Portugal. “A arte nos aproxima, valoriza nossas raízes e amplia horizontes. Celebramos essa troca cultural, reafirmando nosso compromisso em proporcionar experiências que unem tradição, natureza e inspiração”, afirma.