
Em Santa Catarina a tradição queijeira atravessa gerações. Por décadas, o ato de fazer queijo foi um saber passado de pais para filhos e que é mantido até hoje nas fazendas como parte da cultura e do sustento familiar. Segundo Tiago Pascoal, que é membro da Associação dos Queijistas do Brasil, responsável pela Ao Queijo e curador da 7ª Feira do Queijo, o estado catarinense conta com mais de 50 queijarias artesanais certificadas. E algumas delas estarão presentes na feira que acontece entre os dias 6 e 8 de junho no hall de entrada do MULTI Open Shopping, no Rio Tavares, em Florianópolis.
Pascoal explica que a tradicional feira da cidade é responsável por reunir produtores artesanais de Santa Catarina e de outros estados, num evento que celebra tradição, sabor e cultura. “O nosso grande objetivo é celebrar os queijos artesanais de SC, ainda mais que já são 82 queijos catarinenses identificados com o Selo Arte, que é concedido desde 2020 pela Cidasc, a fim de reconhecer os produtos artesanais e reafirmar a qualidade da produção em Santa Catarina”, compartilha o curador.
Durante a Feira, o público poderá degustar queijos premiados, feitos com leite de vaca, cabra, ovelha e búfala, e ainda conhecer os produtores e mergulhar nas histórias por trás de cada produto. “A cada edição buscamos apresentar novas marcas, novas histórias e produtos para quem visita a feira. Nesta edição, 18 marcas, sendo 12 de SC e outras oriundas dos estados do Paraná e Minas Gerais, estarão presentes”, destaca Pascoal.
___________________________________