Santa Catarina é o maior produtor nacional de cebola, cuja atividade é realizada principalmente por agricultores familiares em sistema convencional.

Santa Catarina é o maior produtor nacional de cebola. E para auxiliar os agricultores que procuram informações básicas sobre a produção de cebola em sistema orgânico, a Epagri lança a cartilha gratuita Produção de cebola em sistema orgânico, produzida pela Estação Experimental em Ituporanga (EEITU).

A publicação traz informações sobre os cultivares de cebola recomendados para Santa Catarina e dicas de como fazer os canteiros e qual a adubação recomendada. Além de ensinar como fazer o uso de plantas de cobertura, o manejo de doenças e pragas e informa sobre a certificação e a comercialização. Ao final, disponibiliza um curso on-line sobre o assunto, organizado pela EEITU.

“De um modo geral, a cartilha colabora para a produção de cebola com segurança alimentar e conservação do meio ambiente”, diz o coordenador da publicação, pesquisador da EEITU Paulo Antonio de Souza Gonçalves. A unidade de pesquisa também disponibiliza no site da Epagri um folder sobre a importância do plantio direto na palha na redução do piolho ou tripes da cebola.

_________________________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui