A COB Expo 2024, realizada em São Paulo, foi marcada pela presença de grandes atletas nacionais e internacionais. O ápice da programação foi o encontro histórico das rainhas da ginástica, Nadia Comaneci e Rebeca Andrade, que, durante duas horas, falaram sobre suas trajetórias no esporte, momentos marcantes nos Jogos Olímpicos e suas carreiras.
Em sua fala, a maior medalhista olímpica brasileira afirmou que pretende ir para os Jogos de Los Angeles em 2028 e comentou sobre a importância do esporte em sua vida. “O esporte me deu a possibilidade de mudar a minha vida, de conquistar o que eu queria, de ser referência em um esporte que exige muito do corpo e da mente. Por isso, gosto de fazer tudo com alegria, tranquilidade e respeito; isso é muito melhor. Hoje, nós, mulheres, temos a liberdade de dialogar com a equipe técnica e sermos ouvidas, e isso é muito bom. Estamos conquistando isso”, disse Rebeca Andrade. De maneira descontraída ela compartilhou suas experiências e ainda cantou para o público presente.
Nadia Comaneci, detentora de nove medalhas olímpicas e uma das principais atletas da história dos Jogos Olímpicos, enfatizou como o esporte transformou sua vida em uma época com tão pouca informação. “Eu não tinha ideia de que o esporte me levaria para onde estou. Nasci em um lugar onde viajar era muito difícil, e o esporte me permitiu ver o mundo. Na minha época, não tínhamos informações e não havia ninguém com quem nos comparar. Então, aos 14 anos, quando ganhei a nota 10, eu não tinha ideia do que era, pois ninguém havia feito aquilo antes de mim”, contou Nádia.
A ginasta romena encantou o mundo nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, quando, aos 14 anos, se tornou a primeira ginasta a receber a nota 10 em uma edição da competição.