Empretec Rural semeia novas visões de negócios e de empreendedorismo

Florianópolis, 03.08.2022.

O seminário em imersão tem duração de 60 horas e é realizado no Auditório da Educação em Passos Maia (Foto: divulgação).

Vinte e dois empreendedores rurais de Passos MaiaPonte Serrada e Vargeãoparticipam até sábado (6), às 18 horas, do Empretec Rural – o maior seminário de empreendedorismo do mundo. A iniciativa é do Sebrae em parceria com o Sistema Faesc/Senar-SC e o Sescoop/SC. Esta edição conta com apoio da Cooperativa dos Produtores de Leite do Alto Vale do Rio Chapecozinho (Coplavale), da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Vale do Chapecozinho (Sicoob Valcredi Sul), Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Serrada, Epagri e Administrações Municipais de Passos Maia, Ponte Serrada e Vargeão. 

O seminário em imersão tem duração de 60 horas e é realizado no Auditório da Educação em Passos Maia (Avenida Padre João Boteiro com a Servidão Judite Romanini, nº 670, no centro). O objetivo é aprimorar as características pessoais empreendedoras dos participantes para que possam gerir melhor seus negócios no campo ou para implementarem novas atividades em suas propriedades rurais. Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, o Empretec Rural contribui para aumentar a produtividade da propriedade rural, incrementar a lucratividade, identificar gargalos que possam comprometer a competitividade do negócio, redução de custos e constatação de novas oportunidades de mercado.

O presidente do Sicoob Valcredi Sul e da Coplavale, Antonio Abilio Mantovani, destaca a importância do Empretec ao relembrar da experiência de um funcionário da cooperativa de crédito. “Na época ele era bem jovem e participou de uma edição do Seminário. Não demorou muito para percebermos que ele se desenvolvia bem mais rápido e que demonstrava um grau de capacidade superior do que antes do Empretec. Víamos nele determinação e vontade em querer fazer cada vez mais, além de um posicionamento melhor sobre assuntos complexos. Pouco tempo depois ele aproveitou novas oportunidades em outro município. Por não se adaptar naquela região retornou e o recontratamos. Atualmente ele é gerente de tecnologia e inovação da cooperativa”, comenta.

Para Mantovani a oportunidade do Empretec Rural surgiu em excelente momento, principalmente, para auxiliar a mitigar os desafios administrativos e financeiros enfrentados pela cooperativa dos produtores de leite. “A Coplavale tem passado por momentos difíceis, mas já conseguimos vislumbrar um horizonte e honrar com todos os seus compromissos. Então, o Seminário é o momento para mudarmos de cenário, para ampliar a visão de negócios e de adquirir conhecimentos que poderão ser multiplicados entre os associados e demais colaboradores”, analisa.

Segundo o presidente das cooperativas, as perspectivas com o seminário são altamente positivas. “Se cada participante conseguir dar o exemplo e inspirar outros empreendedores, logo teremos uma segunda edição no município, pois, estes que o estão fazendo agora, estarão disseminando suas vantagens construtivas e empreendedoras. Agradecemos as entidades organizadoras por oportunizar essa capacitação e por investirem em nossa região”, comenta.

_________________________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui