Em Joinville, FIESC apresenta a maior escola do SESI no Brasil

08.02.2024.

Escola recebe a partir desta semana 2 mil estudantes. Foto: Filipe Scotti

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) concluiu este ano o seu maior investimento na área educacional: a Escola SESI de Referência no Moinho Joinville. Com aporte superior a R$150 milhões, a unidade será a maior da rede no país. Além disso, ao concluir a entrega da obra que inclui o restauro do Moinho Joinville, a FIESC deixa um importante legado para a revitalização da região do Rio Cachoeira, projeto que é liderado pela prefeitura de Joinville. 

“Executamos essa obra em tempo recorde para atender a indústria da região, uma das principais responsáveis pelo PIB industrial do estado. A Escola SESI de Referência traz o que há de mais moderno em educação básica, além de conectar com o DNA da indústria”, destaca o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. Ao todo, Santa Catarina terá 21 Escolas SESI de Referência. 
A revitalização do Moinho Joinville é outro destaque do projeto executado pela FIESC. Fachada e cobertura já foram finalizadas.

“A preservação do Moinho Joinville mantém viva a história de uma das primeiras indústrias do município. Também se consolida como uma oportunidade educacional única para as gerações que estão se formando conosco, pois evidencia a importância da valorização do patrimônio cultural”, salienta Aguiar. 

Os detalhes da operação da nova estrutura foram apresentados à imprensa nesta quinta-feira (8). O vice-presidente regional da FIESC, Evair Oenning, o gerente de educação básica do SESI, Thiago Korb, e o gerente-executivo do SESI e do SENAI na região de Joinville, Marco Aurélio Goetten, também participaram.

Educação 20/30

O investimento em Joinville integra o Projeto 20/30, um plano de ação orientador da FIESC que vai injetar, até 2030, mais de R$ 1 bilhão de reais em iniciativas educacionais do SESI e do SENAI. “O objetivo é a criação de escolas que não apenas acompanhem, mas que sejam precursoras de novos modelos e novas tecnologias ao longo de toda a jornada formativa”, afirma o diretor de educação, saúde e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira. 

A Escola SESI de Referência do Moinho Joinville integra a maior rede privada de educação básica nacional e oferece proposta pedagógica alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), alinhadas ao movimento STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. “Além disso, inspira os estudantes a se tornarem protagonistas das suas histórias, a realizarem seus próprios sonhos, por isso, estamos formando realizadores”, frisa Pereira. 

Inicialmente, a escola no Moinho Joinville oferece ensino fundamental, médio e cursos no contraturno escolar. São mais de 2 mil estudantes que iniciaram o ano letivo na segunda-feira (5). Mais de 200 colaboradores atuam na unidade entre docentes e profissionais da área administrativa.

Sua estrutura, com mais de 25 mil metros quadrados de área construída, inclui biblioteca, 14 laboratórios, 51 salas de aula, quatro quadras poliesportivas, piscina semiolímpica e espaço para o cultivo de horta.

________________________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui