A Assembleia Legislativa de Santa Catarina homenageou, no início da tarde desta quarta-feira (27), dentro do Programa Alesc Itinerante, realizado em Chapecó, a Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi). O proponente da homenagem foi o deputado suplente Zé Caramori (PSD).
O ato seria realizado no ano passado, quando Caramori estava no exercício do mandato parlamentar. A sessão solene, que ocorreria em Chapecó, durante a edição da Efapi, teve que ser cancelada em função de questões climáticas.
Foram homenageados o atual presidente e ex-presidentes da feira, que teve sua primeira edição em 1967. “De lá para cá, são 56 anos e 21 edições”, destacou Caramori. “A partir de uma feira local, ela se transformou em um grande evento nacional e internacional. A Efapi orgulha a todos nós e demostra a competência e a seriedade do povo de Chapecó, do Oeste e de Santa Catarina.”
Ricardo Lunardi, filho do primeiro presidente da Efapi, Valmor Ernesto Lunardi (in memoriam), recordou a atuação do pai e de outros pioneiros da feira. “O objetivo era mostrar o que Chapecó tinha e isso deu certo. Aquela primeira exposição alavancou grandes negócios e se transformou num dos maiores eventos do país, além de ter sido responsável pelo desenvolvimento de muitas outras feiras que são gigantes e importantes”, afirmou.
Participaram do ato o presidente da Assembleia, deputado Mauro De Nadal (MDB); a coordenadora da Bancada do Oeste da Alesc, deputada Luciane Carminatti (PT); o prefeito em exercício de Chapecó, Itamar Agnoletto; e o presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó, André Kovaleski.