Demanda crescente por soluções digitais para prefeituras impulsiona empresa catarinense

Florianópolis, 05.07.2022.

IPM Sistemas abriu 150 novos postos de trabalho e prepara expansão de infraestrutura tecnológica

Novos hábitos da população e a necessidade urgente de as prefeituras melhorarem a eficiência estão entre os fatores que impulsionam o crescimento da IPM Sistemas, de Rio do Sul. Especializada no desenvolvimento de tecnologia nativa web para gestão pública de cidades inteligentes, a empresa conquistou 82 novos clientes entre Prefeituras, autarquias, Câmaras de Vereadores e outros órgãos municipais apenas no primeiro semestre de 2022.

A expansão já teve reflexo direto na contratação de pessoal – a equipe passou de 500 para 650 colaboradores, o que torna a companhia uma das maiores empregadoras da região – e garante a abertura de novos postos de trabalho, movimentando ainda mais a economia local. Atualmente há vagas abertas nos setores de recursos humanos, direito, marketing, desenvolvimento e comercial. 

Os números mostram que a digitalização já é uma realidade no serviço público. Apenas no primeiro semestre, houve aumento de 72% no número de solicitações de serviços municipais por meio digital entre municípios dos três estados do Sul, de São Paulo e Minas Gerais. Entre as demandas encaminhadas estão a geração de guias de tributos, o pedido de Alvarás e Licenças, entre outros. As informações são de levantamento realizado pela própria IPM. 

Com o aumento da demanda e, também, para garantir o cumprimento de seu plano de expansão dos próximos cinco anos, a IPM fez a aquisição de dois terrenos em Rio do Sul – um deles em leilão público e outro de proprietário particular. O projeto prevê a construção de um novo edifício de seis andares para ampliação da sede.

O espaço extra abrigará a equipe ampliada e também a universidade corporativa, projeto desenhado para preparar mais profissionais para a área de tecnologia. “Esse é um mercado de trabalho em forte expansão, que exige profissionais bem qualificados. Apostamos muito na geração de oportunidades no setor”, diz o presidente da IPM, Aldo Mees. 

Fundada em 1996, há mais de 20 anos a IPM promove o Programa Jovens Talentos, com oferta de diversos cursos gratuitos. Desta forma, ajuda estudantes a se preparar para atuar em áreas como programação, sucesso do cliente, atendimento, entre outras. Mais de 1000 pessoas receberam certificação apenas nos últimos quatro anos – e muitas delas encontraram o primeiro emprego na empresa. 

Em paralelo à expansão de espaço e da equipe, a IPM investiu na ampliação da infraestrutura de tecnologia para atender os clientes. A empresa colocou em operação um novo data center próprio. A estrutura, que fica em Osasco, São Paulo, é classificada pela Uptime Institute como Tier 3. Significa dizer que garante 72h de proteção contra interrupção de abastecimento de energia, não ficando mais do que 96 minutos fora do ar por ano. Para que isso seja possível, tem equipamentos com hardwares extras, que podem ser acionados em casos de necessidade, e geradores próprios. Ainda, a empresa tem um segundo data center em Curitiba (PR), garantindo que não haja descontinuidade no atendimento mesmo em situações extremas, como catástrofes naturais. 

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