Comércio segue recuperando o otimismo

Florianópolis, 30.08.2021

0
30

O empresário catarinense está recuperando o otimismo, mas os níveis de consumo ainda estão longe do período pré-pandemia, conforme os índices ICEC e ICF apurados pela Fecomércio SC. Os dados funcionam como um termômetro do mercado e podem auxiliar na tomada de decisão.

Em agosto, o índice de confiança atingiu o maior patamar (128,7) desde o início da pandemia, alta de 3,1% em relação a julho e de expressivos 65,4% na comparação com agosto de 2020. Os dados apontam que a recuperação é gradativa e os resultados ainda não alcançaram os níveis pré-pandemia, exceto investimento (13,9%) e contratação de funcionários (3,4%).

A percepção dos empresários sobre as condições atuais da economia avançaram 6,7% na passagem do mês, mas seguem 5,1% abaixo de fevereiro de 2020. Já as expectativas dos empresários caíram 2,9% e 9,1%, respectivamente. Confira o relatório na íntegra

“A vacinação ajudou a elevar confiança do empresário e as expectativas e do consumidor, mas diversos fatores- como a inflação, crise hídrica e equilíbrio fiscal- trazem incertezas sobre o ritmo da retomada. SC tem um mercado de trabalho forte e isso nos ajudará a manter a economia aquecida,” avalia o vice-presidente da Fecomércio SC, Emílio Rossmark Schramm.

Consumo em queda

O consumo das famílias segue em patamar negativo no mês de agosto (53,1 pontos- em escala de 0 a 200).  A sutil queda no índice (0,73%) interrompeu a sequência de alta por quatro meses consecutivos. Leia o relatório completo

O nível de consumo atual das famílias cai de forma vertiginosa e atingiu 13,1 em agosto, renovando a mínima histórica pelo décimo 11º mês sucessivo. 90% dos entrevistados afirmam que estão comprando menos e o acesso ao crédito pode ser um dos fatores.  Mais da metade (58%) dos consumidores acreditam que comprar a prazo está mais difícil.

A queda do indicador foi amortecida pela perspectiva profissional (91,3) e renda atual (58,5). O desempenho do mercado de trabalho reflete diretamente no consumo- SC gerou cerca de 139 mil novas vagas em 2021.

Saiba mais clicando aqui.

_________________________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui