
O empreendedorismo e a inovação são pilares fundamentais para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico da sociedade, essa combinação é essencial para a transformação de ideias em realidades concretas. Com o intuito de fomentar o ecossistema local de inovação o Pollen Parque Científico e Tecnológico, com o patrocínio do BRDE, Sebrae Startups e Seedcap e apoio da Unochapecó, ACIC Chapecó, Deatec/Acate, Chap Hub e Desbralley, promoveu no mês passado o Circuito de Investimentos e Inovação. As ações beneficiaram cerca de 80 empresários, pessoas da comunidade, da universidade e do Poder Público.
A iniciativa buscou alicerçar e instruir novos investidores e empresários no mundo dos negócios inovadores e desmistificar o mercado de venture capital, trazendo mais conhecimento e detalhamento sobre essa modalidade de financiamento. A programação contemplou workshops técnicos, painéis interativos e mentorias. Todo o conteúdo foi voltado para aprimorar estratégias de investimento, maximizar retornos, identificar startups e projetos inovadores com alto potencial de crescimento e impacto positivo no mercado.
Três workshops foram realizados com as seguintes temáticas: “Diversificação de investimentos: introdução ao investimento em startups”, “Investimento em startups: fundos, governança e tributação” e “Mercado de M&A em tecnologia”. Essa série de eventos foi essencial para investidores que desejam aprofundar os conhecimentos em tecnologias emergentes e tendências comerciais. Também oportunizou a expansão da rede de contatos com outros investidores experientes e fundos de investimento especializados.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Helon Rebelatto, destacou a significância de disponibilizar eventos como esse para a comunidade empreendedora. “O circuito traz conhecimento tanto para as startups, ensinando como se preparar para receber investimentos, quanto para os investidores, explicando como funciona o processo de investir de acordo com a lei brasileira. Além disso, a iniciativa mostra que existe segurança para ambas as partes ao fazer esse investimento, onde todos ganham”, finalizou.