Aumenta a variedade de vinhos artesanais produzidos no oeste catarinense

07.11.2024.

A vinícola tem capacidade de produzir 20 mil litros/ano (Foto: Divulgação)

A variedade de vinhos artesanais produzidos na região oeste catarinense e a quantidade de produtos apresentados, chamaram a atenção dos enólogos que participaram recentemente da Avaliação Regional de Vinhos. Anualmente o Sebrae/SC promove a avaliação com o intuito de apreciar a qualidade dos vinhos produzidos, analisar a evolução técnica da produção e identificar critérios que devem ser melhorados. Neste ano, a ação foi realizada em duas etapas sediadas nos municípios de Lajeado Grande e Quilombo.

Em Quilombo, o evento foi realizado na Vinícola Busnello, com a degustação e avaliação de 54 rótulos de vinhos de mais de 60 produtores, de 10 municípios: Concórdia, Iraceminha, Lajeado Grande, Marema, Modelo, Nova Erechim, Pinhalzinho, Ponte Serrada, Quilombo e Serra Alta. A avaliação foi realizada por seis enólogos: Clodenir Megiolaro, Fábio Ricardo Ecco, Jean Giacomin, Lucas Fardo, Odinei Busnello e Vinicius Caliari.

“Até um tempo atrás a região só produzia Niágara Branco e Bordô. Agora temos Niágara Branco, Niágara Rosé, Niágara Bordô, Isabel, Cabernet Sauvignon, Tannat, Moscatel e Lorena. Então, ampliou consideravelmente a variedade de vinhos produzidos e avaliados anualmente. Isso representa que temos um leque muito maior de produtos que ingressarão no mercado com legalização”, analisou o consultor credenciado ao Sebrae/SC e enólogo, Fábio Ricardo Ecco.

VINÍCOLA BUSNELLO

A estrutura da vinícola é de 220 metros quadrados, está localizada na Linha Portugal, interior do município de Quilombo, e tem capacidade de produzir 20 mil litros/ano. Na propriedade a família cultiva dois hectares de parreiras divididas em Bordô, Niágara Branca, Niágara Rosé, Concord e Lorena. Entre os vinhos produzidos estão vinho bordô seco, vinho branco seco e suave, vinho tinto seco e suave, vinho rosé e seco. Todas as atividades na empresa rural são exercidas pelos familiares, desde o plantio das videiras, poda e os cuidados necessários até a produção e comercialização dos produtos.

O empreendimento participa há 13 anos do Programa de Consultoria Tecnológica do Sebrae (Sebraetec), que visa fortalecer a competitividade dos pequenos negócios e estimular a transferência de tecnologia entre instituições e empresas para que possam superar limitações e barreiras tecnológicas. Em 2022, conquistou o credenciamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o que assegura a qualidade dos produtos entregues aos consumidores finais. Esse marco foi a coroação da trajetória, que iniciou há mais de 150 anos com a vinda de Maximino Busnello, nascido na Itália, ao Brasil.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui