A Associação Náutica Brasileira (Acatmar) embarca para mais uma visita técnica internacional e, desta vez, o destino é Viareggio, na Itália, considerado o maior polo náutico do mundo. A missão deixa o Brasil nesta terça-feira (11), com o objetivo de fortalecer o setor náutico nacional por meio de troca de experiências, ampliação de conhecimento e novas oportunidades de negócios.
Além das visitas técnicas a empresas locais de referência, a comitiva participa de dois importantes eventos internacionais: Yachting Aftersales & Refit Experience (YARE), voltado ao pós-venda e refit de embarcações, reunindo estaleiros, empresas do setor e capitães de iates para networking, inovação e novas soluções para a manutenção de barcos. O outro é o Seatec Computec, uma feira focada em inovação e tecnologia embarcada, além de encontros estratégicos B2B, oferecendo oportunidades para parcerias internacionais. “Esse é um importante momento para construir um setor mais unificado e com maiores possibilidades de geração de negócios”, afirma Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Acatmar, coordenador de turismo do Movimento Floripa Sustentável e coordenador do Fortur (Fórum de Turismo da Região Metropolitana da Grande Florianópolis).
Na sequência, a comitiva segue para Milão, onde um dos associados da Acatmar, a Manos Comunicação Visual, de Palhoça (SC), formalizará um contrato de representação para a América com uma empresa especializada em letras luminosas de LED com tecnologia inovadora. A parceria teve início em missões técnicas anteriores, durante um dos eventos visitados, e agora se concretiza, ampliando as oportunidades para que empresas brasileiras fortaleçam sua competitividade no mercado global.
SOBRE A ACATMAR
Com sede em Florianópolis (SC), a Associação Náutica Brasileira (Acatmar) é uma entidade sem fins lucrativos que representa, desde 2008, associados da cadeia produtiva do setor, além de fomentar a cultura do uso das águas e o desenvolvimento da economia do mar. Atua ativamente em conselhos, fóruns, comissões e grupos técnicos, promovendo a compreensão do impacto do uso dos recursos do mar. A Acatmar também interage com forças políticas e sociais para garantir infraestrutura, desenvolvimento econômico e conservação ambiental.