De maneira lúdica, educativa e interativa, o projeto “A Turminha da Reciclagem”, sensibiliza crianças e adolescentes sobre questões socioambientais com foco na gestão de resíduos, sustentabilidade e preservação do planeta. Idealizada em 2001 pela Fundação Aury Luiz Bodanese, entidade mantida pela Aurora Coop, a iniciativa busca instigar as pessoas a refletir sobre suas ações e entender as consequências das atitudes humanas no meio ambiente.
Somente em 2024, 22 unidades da cooperativa dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Ceará e Bahia levaram educação ambiental para 3.263 estudantes de escolas públicas e entidades socioeducativas.
COMO FUNCIONA
De acordo com a analista de programas sociais da Fundação, Darcivana Squena, as instituições participantes apresentam o vídeo da Turminha da Reciclagem aos alunos e realizam uma reflexão sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem por meio de materiais educativos do projeto – livro, gibis, caderno metodológico, adesivos, entre outros.
“Os estudantes podem participar do concurso de desenhos, onde retratam algo que represente seus aprendizados do vídeo e da reflexão. Como reconhecimento, as escolas e entidades premiam um aluno por série/ano com um estojo ou mochila e a unidade da Aurora Coop seleciona um dos desenhos e nos envia para o concurso”, explicou Darcivana.
A analista apontou que o próximo passo será a premiação das escolas e das entidades que abriram as portas para o projeto. “Como forma de incentivo, vamos sortear conjuntos de lixeiras grandes para coleta seletiva. Para isso, propomos realizar um evento on-line em dezembro, com a participação das escolas e alunos, para anunciar os resultados e valorizar o trabalho de todos. Nosso objetivo final é contribuir para a educação ambiental de forma prática e engajada, envolvendo estudantes, escolas e a comunidade como um todo”.