Em missão oficial aos Estados Unidos, na última semana, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, articulou, em Washington, a evolução do Programa Estrada Boa para outras frentes de infraestrutura no Estado. Junto da comitiva de secretários de estado e entidades empresariais, o governador articulou a aceleração de financiamentos para novos projetos estratégicos que entraram no radar do governo de Santa Catarina, como a Via Mar e a mobilidade na Grande Florianópolis.
Jorginho saiu da sede do Banco Mundial com uma posição favorável para os novos projetos e a expectativa de curto prazo para a assinatura do contrato de financiamento de US$ 300 milhões, operação que está na fase final de aprovação do Senado brasileiro. A liberação do recurso marca a nova etapa do maior programa rodoviário da história catarinense, com investimentos da ordem de R$ 3,5 bilhões.
“Os avanços do programa Estrada Boa melhoram a vida de quem pega a estrada e, principalmente, garantem resultados melhores para todos os negócios que dependem das nossas rodovias. Estamos lutando pelo que é bom para os catarinenses e para o desempenho da economia de Santa Catarina”, disse o governador Jorginho Mello.
O programa Estrada Boa já deve alcançar nesta próxima fase cerca de mil quilômetros de rodovias catarinenses. Os trechos foram escolhidos com base em critérios técnicos, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios, incidência de eventos climáticos extremos, índices de acidentes e volume de tráfego. O objetivo é assegurar que os investimentos tenham o maior impacto social, econômico e logístico possível.
Contratação de Manutenção para assegurar melhorias
O modelo CREMA de contratação de manutenção marca uma mudança estrutural na forma como o Estado executa e acompanha as obras de infraestrutura. Ao integrar diagnóstico, projeto, execução e supervisão em um único contrato, com duração de 8 a 10 anos, o CREMA promove a conservação contínua das estradas e estabelece o pagamento dos serviços com base em metas de desempenho e qualidade.
BRT e Ônibus elétricos autorizados para a Grande Florianópolis
A visita ao Banco Mundial também serviu para construir novas perspectivas de investimento em infraestrutura para além do que já está contratado. Na Grande Florianópolis, por exemplo, Jorginho Mello autorizou um projeto de mobilidade urbana com previsão de US$ 200 milhões para implantação de BRT, ônibus elétricos e melhorias no transporte público.
Com mais de um ano e meio de preparação técnica, múltiplas rodadas de treinamentos e reuniões com o Banco Mundial e o governo federal, a operação de financiamento do Estrada Boa está prestes a ser finalizada, com aprovação já encaminhada pelas áreas técnicas do Ministério do Planejamento, Secretaria do Tesouro Nacional e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O próximo passo será a tramitação no Senado Federal e, em seguida, a assinatura do contrato.

Via Mar
O Governo de Santa Catarina já autorizou o início dos projetos para construção de uma rodovia paralela à BR-101, no Litoral. É o início da fase de planejamento detalhado do projeto, incluindo estudos de impacto ambiental e traçados técnicos. O Corredor Litorâneo Norte, também chamado de Via Mar será viabilizado por meio de parceria público privada. Serão 145 quilômetros de estrada, como alternativa à BR-101, que sofre com grandes congestionamentos em vários trechos.
A previsão é que a construção do Corredor Litorâneo Norte seja iniciada após a conclusão dos projetos e a liberação das licenças necessárias. Quando concluída, a nova rodovia será uma importante alternativa de tráfego, contribuindo diretamente para a melhoria da mobilidade na região costeira do estado. A Via Mar é projetada para desafogar o trânsito da BR-101, uma das rodovias mais movimentadas do país, e oferecerá uma nova rota para o escoamento de produtos e circulação de pessoas.